Projeto POA SEM BITUCA
Gente, olha que legal este projeto inédito no país que a Prefeitura de Porto Alegre, através do DMLU, firmou com a Empresa Eco Prática, a fim de dar um fim apropriado às milhões de bitucas de cigarro descartadas nas rua da cidade.
Sim, milhões! Somente na última semana, a equipe do Poa Sem Bituca recolheu mais de 22.700 mil bitucas nas 39 bituqueiras demonstrativas em lixeiras do Centro Histórico. Outras 300 pontas de cigarro foram recolhidas das bituqueiras de bares e restaurantes parceiros.
Por meio deste convênio, o DMLU autorizou a instalação de bituqueiras em qualquer lixeira tipo bolinha, essas que a gente vê espalhados pela cidade.
É a equipe do Poa Sem Bituca que realiza a instalação e manutenção das bituqueiras, como também recolhe e dá destinação adequada às pontas de cigarro. As bitucas são encaminhadas para uma empresa de coprocessamento e aproveitadas na geração de energia para a produção de cimento.
A ideia é muito bem-vinda! Se tem uma coisa que me tira do sério, é ver alguém jogando lixo em via pública. Acho de um desrespeito sem tamanho, afinal, quem em sã consciência, descartaria lixo ou bituca de cigarro no chão de sua casa? Mas é aquela coisa, aquele pensamento raso de que “não tô nem ai”, “não é meu”, “é obrigação do Estado manter as ruas limpas”, “na minha casa eu não faço”, “a rua é de todo mundo”, e por ai vai!
Pois bem, até acredito que muitos já nem se dão conta, por ser uma prática já enraizada na vida de alguns (o que acontece com outros hábitos terríveis que pessoas acabam carregando pelo longo de suas vidas), mas o fato é que existem muitas alternativas e esta prática que, além de suja, antiecológica (contamina o solo e rios), prejudica em muito o escoamento de águas nas ruas, entopindo tubulações e bueiros, o que é um dos fatores que causa as enchentes.
Conheço gente que carrega dentro do carro ou da bolsa, uma garrafinha de plástico com um pouco d’água. Acabando de fumar, coloca a bituca dentro da garrafinha, sacode a água para apagar a brasa e leva, ao fim do dia, à lixeira mais próxima. Mas é mínimo o número de pessoas conscientes que fazem isso, ou qualquer outro modo, para não jogar bituca no chão. Com o projeto Poa Sem Bituca, a Prefeitura através desses parceiros, oferece uma alternativa para os fumantes, e quem sabe uma solução para a redução desse lixo tóxico nas vias públicas.
Cabe destacar que não há transferência de recursos públicos da Prefeitura para esta ação.
Para viabilizar o projeto, a empresa conveniada está buscando parceiros comerciais para a instalação e manutenção da operação e equipamentos.
Alguns bares de Porto Alegre já aderiram à ideia e estão distribuindo porta-bitucas aos clientes fumantes.
São eles:
– Mini Bar: Rua João Telles, 541.
– Groovaholic: R. Miguel Tostes, 263.
– Pastelcomborda: Avenida Cristóvão Colombo, 245.
– Revista & Chocolate: Rua Padre Chagas, 330/1.
– Bárbaros Cervejas Especiais: Rua Ramiro Barcelos, 1792
– Mercatto Café: Rua João Alfredo, 399
– Gama bom fim: Rua Bento Figueiredo, 38
– VULP: Rua R. Bento Figueiredo, 78
– Rádio Putzgrila II: Rua Lima e Silva, 867
– Lancheria Bambus: Av. Independência, 394
– Tamandua Conveniências – Lima e Silva, 532 e João Alfredo, 482.
Para mais informações, acesse o site do Poa Sem Bituca clicando aqui, siga a página no Facebook (/poasembituca) ou envie e-mail para poasembituca@gmail.com.
Vida longa ao projeto! E que venham outras soluções limpas para preservarmos nossa cidade!
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre