Na tarde da última segunda-feira, 14, o Teatro do Bourbon Country esteve lotado para o Fórum Sul-Americano do Negócio do Luxo e eu estive lá durante toda a tarde para aproveitar cada palestra e saí encantada!
A estrutura, a organização, o nível dos participantes e palestrantes realmente eram um luxo.
Cerca de 700 pessoas, dentre elas, imprensa, influenciadores, empresários e outros diversos profissionais ligamos à moda, eventos, e demais interessados pelo tema, estiveram por lá para ouvir os dez palestrantes nacionais e internacionais e suas abordagens sobre o mercado do luxo.
Os temos tratados foram diversos e de extrema relevância para quem trabalha neste segmento. O painel foi completo e muito bem montado!
O Fórum iniciou com a palestra de Clotilde Perez, pós doutora em Design Thinking pela Stanford University, apresentou conceitos chave sobre a semiótica do luxo e os signos do consumo; Claudio Diniz, CEO da Maison du Luxe, apresentou considerações sobre o mercado de luxo e seus novos consumidores; Sonia Helena dos Santos, professora da FAATSP e sócia-gerente da Patres Consultoria e Assessoria que atende várias marcas de luxo, como a GM do Brasil, Vivo Empresas e Patricia Bonaldi, tratou sobre a importância do atendimento de excelência e a atenção aos detalhes no mercado do luxo; Fabiano Mazzei discorreu sobre as estratégias de comunicação digital via mídias sociais para chamar a atenção do consumidor; André D’Angelo, autor do primeiro livro sobre o mercado do luxo no Brasil “Precisar, não precisa”, levou técnicas para auxiliar na fidelização de clientes através de uma marca forte e com propósito coerente; Ani Mari Hartz, Pós-doutoranda em Marketing pela Nova School of Business and Economics (Portugal) e professora de Marketing e de Marketing de Luxo na ESPM Sul, falou sobre seus estudos recentes da metodologia Value Creation Wheel, utilizada para a solução de conflitos; Fernando Lucchese, médico cardiologista e palestrante de renome falou sobre o luxo essencial da atualidade: a busca pela felicidade aliada a uma vida saudável; Franz Figueroa, Head UX Designer do BEPiD Porto Alegre, abordou as novidades e tendências tecnológicas para aprimorar o relacionamento entre empresa e consumidor e, por fim, o francês Sebastien Santos, que por mais de 15 anos atuou como diretor de diversas marcas de luxo como Givenchy, Bulgary, Porsche Designer, é consultor estratégico de marcas de luxo no Japão e França, países nos quais leciona em reconhecidas instituições mostrou como funciona uma identidade de marca no mercado do Luxo, apresentando os segredos da penetração internacional para produtos de luxo e premium e uma visão abrangente do mundo do luxo na França.
O evento foi realizado pela PRC Consultoria de Luxo e Sherpa Comunicação e contou com a participação entre palestras de Paulo Chiele e Marcelo Tovo, sócios proprietários das empresas citadas. As jornalistas Marla Martins foi a mestre de cerimônias e Laura Schirmer responsável pela assessoria de imprensa do evento. Todos impecáveis!
Mas luxo mesmo, na minha opinião, foi a abertura do evento, que contou com a apresentação de Hique Gomez, (dá pra ter uma palhinha no meu insta) que tocou o hino nacional no violino acompanhado pela DJ Grazi Colombo – que também fez a sonora do evento.
Tudo maravilhoso! Fiquei realmente impressionada com a qualidade do evento e já estou à espera da 2ª (muito bem-vinda) edição do Fórum Sul-Americano do Negócio de Luxo.
Parabéns a todos envolvidos neste baita evento que já é um sucesso!
Fotos: Nicholas Galvão e Dienifer Medinger