Que gaúcho que não se mobiliza as vésperas do 20 de setembro?
Pelo menos algum pensamento existe dentro de cada gaúcho voltado a isso. Enquanto uns mobilizam as vidas para vivenciarem a semana comemorativa, outros são mais discretos e comemoram do seu jeito, mas uma coisa é unanime entre todos nós, o amor pela nossa terra e o orgulho de ser gaúcho.
Um ícone fundamental da nossa tradição é a semana farroupilha, onde mais de 400 piquetes são montados para recepcionar turistas e conterrâneos para passar um pouco de tradição e claro, comer um bom churrasco. Realizado do dia 7 de setembro até dia 20 de setembro, o evento teve início formalmente no ano de 1987 quando o espaço foi disponibilizado para outros piquetes e CTG’s.
Basta sentir o cheiro de churrasco para se saber que está chegando no Acampamento Farroupilha. A música tradicionalista contagia o lugar e a moda lá é andar pilchado, seja criança, adolescente ou adulto, todos se divertem e se contagiam da mesma maneira. No decorrer do dia diversas atrações acontecem, como shows, aulas de danças e até mesmo aula de como encilhar um cavalo.
O Parque Harmonia, durante este período, é parada obrigatória para as escolas começarem a inserirem a tradição nos pequenos. Muitos não sabem nem o porquê estão lá e o que estão comemorando, mas o importante para eles é participar da roda de chimarrão e comer uma pipoca.
Além de ser um lugar harmônico, que combina com o nome do parque, é um lugar perfeito para se achar personagens de diversos cantos do Rio Grande do Sul e saber de diversas experiências. Basta se juntar a uma roda de chimarrão ou entrar em um piquete qualquer para ser contagiada pelas histórias contadas, no fim já se sai como um membro da equipe!
Mas tudo isso não é somente para os gaúchos, o Acampamento Farroupilha espera que muitos turistas compareçam ao local para aprender mais sobre o Rio Grande do Sul, por isso existem placas nos piquetes onde trabalham pessoas que falam outras línguas e podem ajudar os visitantes. Além disso existe também um piquete na área de convívio voltado somente para auxiliar os turistas, disponibilizando diversos profissionais de praticamente todas as línguas.
Seja pelo churrasco, pelo chimarrão ou pelo amor a terra, todo o gaúcho dá o seu jeitinho de participar o Acampamento Farroupilha, e aqueles que daqui não são, acabam sendo contagiados pelo nosso orgulho e acabam voltando sempre que dá!