Fashion Revolution Day na ESPM-SUL
Fui convidada pela amiga Ali Klemt a participar do bate-papo que aconteceu na ESPM-Sul sobre o reaproveitamento de peças de moda. O tema era “Reinventando roupas – upcycling na prática“, workshop que faz parte do movimento mundial Fashion Revolution.
O Fashion Revolution Day foi criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, deixando mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos.
O movimento, presente atualmente em 83 países, surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo. A campanha pretende mostrar ao mundo que a mudança é possível por meio da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e também criar conexões e trabalhar rumo a mudanças de longo prazo, exigindo transparência na indústria e nos negócios. Para mais informações sobre o evento no Facebook.
Neste mês de abril, acontecerá a terceira celebração do Fashion Revolution Day, quando mais de 80 países se unirão para questionar: “Quem fez minhas roupas?” e exigir mais transparência da cadeia produtiva da moda.
O movimento global Fashion Revolution acredita em uma indústria da moda que:
- valoriza e respeita as pessoas;
- preserva o meio-ambiente;
- promove criatividade e inovação; e
- distribui riquezas em medidas justas.
A sua missão é sensibilizar e conscientizar a sociedade para tornar estas crenças realidade.
Fonte: https://www.fashionrevolution.org
Fotos: Bart Borges – bartprojects.wordpress.com